sábado, 14 de abril de 2012

Há exatos 100 anos!

Construção do navio em Belfast
Hoje é 14 de abril de 2012, há exatos 100 anos faltariam poucas horas para o luxuoso transatlântico Titanic se chocar com um Iceberg e desaparecer nas águas geladas do atlântico norte.
O Titanic foi construído em Belfast na Irlanda era da empresa White Star Line, que era líder na produção de navios. Na época também fabricou o irmão do Titanic, o Olympic usado em viagens de passageiros e que anos mais tarde foi usado para dar apoio na 2ª guerra mundial e que afundou após ser atingindo por um míssil.




Titanic no porto de Southampton de onde partiu.
O Titanic possuía 269 metros de comprimento, 18 metros de altura e 28 de largura de um deck ao outro com um peso de cerca de 46 toneladas de aço. Haviam 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos a carvão que chegava a uma velocidade de 43km/h e com 4 chaminés, porém a última chaminé era falsa, foi posta apenas para dar mais magnitude ao navio que carregava 20 botes salva vidas e podia transportar mais de 3.500 pessoas. O navio passou todos os seus concorrentes em questão de luxo, possuindo 3 elevadores elétricos e um sistema de rádio alimentado por um gerador a carvão.

Vários avisos de icebergs foram enviados ao navio que por sua vez foi desconsiderado até que na noite de 14 de abril de 1912 o Titanic se chocou com um iceberg, a tentativa de virar ou dar a marcha ré foram em vão.  
Cinco compartimentos do navio foram invadidos pela a água, ele conseguiria flutuar com quatro mas não cinco. Outra curiosidade era que se o navio tivesse se chocado de frente com o iceberg ele ainda iria conseguir flutuar, mas ele se chocou de lado.


Sala do telégrafo do Titanic aonde
foram repassados os sinais de SOS. 
Vários sinais de SOS foram lançados, luzes de um navio distante podiam ser vista do convés do Titanic, porém esse navio nunca respondeu aos chamados, acreditava se ser o SS Californian, porém o único que respondeu foi o RMS Carpathia, que poderia chegar em 4 horas, o que não foi o suficiente. O navio começa afundando pela popa erguendo a proa para cima, primeiro devagar e depois mais rápido. Ás 2:10 da manhã é enviado o último sinal de SOS e o capitão ordena que é "cada um por si", 10 minutos depois as luzes se apagam, o navio se parte ao meio e afunda nas profundezas do oceano.

Botes quando chegavam ao Carpathia.
O Titanic estava com 2.223 passageiros e apenas 706 sobreviveram entre passageiros e tripulantes, 1.517 pessoas morreram congeladas naquela noite. Ás 4:10 da manhã outros navios começaram a aparecer e realizar o resgate dos botes e dos corpos congelados nas águas.
O capitão Smith e o engenheiro chefe Andrews afundaram no navio, mas o presidente da White Star Line, Bruce, entrou em um bote, a sociedade da época o criticou bastante por essa atitude.


Sun Yat Sen o único cão sobrevivente.
Bônus!!
Você sabia que Sun Yat Sen era o nome do único cachorro que sobreviveu a tragédia do Titanic? Ele sobreviveu no colo de sua dona Myna Harper, despercebido no bote de número 3.
Harper comprou seu cachorrinho em Paris e junto ganhou um bilhete para que seu cachorro pudesse embarcar no Titanic.
No navio o cachorro teve muitas regalias, até suas comidas eram preparadas pelos cozinheiros. Após o naufrágio o cachorro se tornou conhecido graças os jornais da época que fizeram  muito sensacionalismo.

Nenhum comentário: