quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mochilando por ai #005 - Machu Picchu - Peru





Ir ao Peru e não ir a Machu Picchu não vale, por isso durante minha passagem por lá eu dei um pulinho na cidade Inca.
Machu Picchu 100 anos
Machu Picchu é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Agora em 2011 Machu Picchu completou 100 anos de descoberta e nada melhor do que visitar a cidade no seu centenário.

Cidade de Águas Calientes, 
ali não é a bandeira gay e sim o 
simbolo daquela região.
Só que pra chegar lá não é tão simples assim... Pra quem não sabe Machu Picchu fica numa cadeia de montanhas, no meio do nada completo, a cidade turística mais próxima é Cusco e a cidade habitada mais próxima é Águas Calientes que fica pertinho e no meio do nada também, carro nenhum chega a Águas Calientes, somente Trem. O ponto de partida principal é a Cidade de Cusco, aonde tem 3 opções para se chegar lá, a 1ª é de Trem que é caro, a 2ª é pela Trilha Inca, que você paga uns 500 reais e passa 5 dias fazendo a trilha que os antigos Incas faziam, e a 3ª é a forma mochileiro e mais barata de ir que é pegar um ônibus de Cusco até Santa Maria, de lá pegar uma Van até a Hidrelétrica local e de lá caminhar 2 horas até Águas Calientes, forma barata e legal também, uma aventura.

Cidade Inca
Águas Calientes é a cidadezinha povoada mais perto de Machu Picchu, ela fica no meio do nada, lá só se chegas em uma das 3 formas que eu falei, carro não vai pra lá até porque estragaria toda forma de ganhar dinheiro deles lá. Bom já estamos em Águas Calientes, agora falta subir a Machu Picchu, para subir lá tem duas formas uma é de ônibus que sai todos os dias as 5 da manhã e a outra é a pé, muito sofrido aquela subida, de ônibus já cansa, imagine a pé, fomos de ônibus mesmo, 15 dólares, acordamos as 4 da manhã e fomos para fila e depois de uma longa subida em curvas nó finalmente chegamos a cidade Inca.

Montanhas ao fundo
Chegamos lá ainda escuro, mas é um lugar impressionante, não é atoa que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo. É um lugar sereno, pra pensar e refletir, você olha todas aquelas construções e é questionante, como levantaram pedras imensas a mais de 2 mil metros de altitude sem nenhuma maquina, é como perguntar como construíram as pirâmides do Egito. Por ficar muito alto, temos uma visão privilégiada de tudo, dos picos nevados ao fundo, do nascer do sol e seus raios cortando as sombras das montanhas.

Raios de sol cortando as montanhas
Quando o Sol nasce é lindo, porque ilumina tudo e dá uma sensação muito boa. Caminhar em Machu Picchu é um pouco desgastante, a altitude complica nossa respiração, e são muitos degraus de pedras enormes lá, então digamos que você sai de lá com suas pernas torneadas, é uma academia ao ar livre.
Acho que é um local que todo mundo deveria conhecer alguma vez na vida, é um local imponente, grandioso e mostra como nós somos tão pequenos nesse mundão ai afora.

A famosa foto clichê
Mas também não aconselho ir esperando muito do local, existe gosto pra tudo nesse mundo, Machu Picchu é um local aonde somente tem Pedra e Grama, então pode ser que algumas pessoas não gostem muito do local por isso. Mas vale muito, muito a pena tudo isso, são valores que você agrega, culturas que você adquire, coisa que escola nenhuma, aula de geografia nenhuma nesse mundo pode passar pra você. Simplesmente Único no mundo.

De Machu Picchu fui me aventurar de novo pelas Águas do Lago Titicaca, mas isso já é uma outra história.




Veja Também:

4 comentários:

Sandro Mangueirense disse...

Muito show suas imagens... Sempre digo que esse é um dos lugares do mundo que eu gostaria muuuuito de conhecer!

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Zetrusk disse...

Muito legal sair visitando lugares belos como estes, é um dos meus sonhos, sair por aí viajando e conhecendo de tudo, pena que não tenho condições financeiras, mas ainda assim continuo sonhando... Sonhando em algum dia ser chamado de "turista" por qualquer língua que for. Amei o blog, me deu mais vontade de viajar.

http://rapeidanet.blogspot.com/

Fernanda Maria disse...

Muito bom, esse é um dos lugares que não que quero ir antes de morrer. Adorei as fotos, deve ter sido uma super experiência. Ver um lugar assim que sobreviveu a tantas histórias, e vc vivendo um pedaço da sua lá.

http://fernandaamylice.blogspot.com/

Se informe já! disse...

Poxa! Deve ter sido realmente muito legal! Um dia terei condições de sair mochilando por ai!hehe