terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mochilando por ai #006 - San Pedro de Atacama - Chile

Depois de horas e horas atravessando o Deserto de Sal na Bolívia e você pode conferir o relato aqui, eu cheguei a Ollagüe, fronteira com Bolívia e Chile, passamos por revistas e pegamos uma van até San Pedro de Atacama.
No meio do caminho até San Pedro, eu e
minha cara de bunda, morto de cansado.
Foram longas 6 horas naquela Van apertadinha, apertadinha, mas só pra mim que tem 1,94m, o resto do pessoal estava de boa. Vale lembrar que não importa se a viagem é de 1 ou 2 horas, em um mochilão você sempre fará o dobro dela.
Passamos por diversos locais, completamente isolados de tudo, cortando de Van a cordilheira dos andes, é bem bonito a paisagem com picos nevados e tal, mas ao mesmo tempo tenso, pois se o pneu furasse... FudeU!! Depois das longas quase 7 horas chegamos em San Pedro de Atacama, já durante a noite, e fomos naquele horário mesmo, carregando 14kg de mochila procurar hospedagem.

Placa do Hostal
Ficamos em um albergue mochileiro, que é o que vale mais pois tudo no Chile, e principalmente nessas cidadezinhas turisticas é tudo caro. Nos hospedamos no Hostal Martita, de uma senhorinha bem esclerosada que sempre desligava a água quente do banheiro enquanto tomávamos banho.
Era um local bem simples mesmo, pois a cidade, apesar de ficar no meio do Deserto do Dtacama, estava lotada de gente, a maioria gringos loiros dos olhos azuis vindo da Europa pra curtir o frio da América do Sul.

Ruas de San Pedro, depois de um banho gelado!
Vamos falar um pouco da cidade, San Pedro é uma cidade bem pequena e muito aconchegante, quando se está por lá você anda, anda e anda pela cidade e nunca se cansa e é isso que me deixava impressionado, a cidade passa uma energia fantástica pra nós.
A cidade fica no meio do deserto, e quando se fala em deserto as pessoas pensam no calor, mas lá é ao contrário, faz frio, e muito. Lá é bem ao estilo faroeste, ruazinhas de terra batida, casas, lojas, restaurantes e bares todo no estilo barro, é nem se compara ao sertão brasileiro, a coisa lá é fina.

Em San Pedro tem uma igrejinha bem antiga, com chão de madeira que quando você anda chega faz ruído, e bem ao lado da igreja uma pracinha bem legal que se pode passar a tarde toda lá fazendo amizade com holandeses, franceses e o que mais vier! Ao redor da praça tem várias ruazinhas com muita, mas muita lojinha de artesanato e souvenirs, nas ruas de San Pedro também é possivel encontrar muitos, mas muitos cachorros, mas não são que nem os cachorros de rua aqui do Brasil não, são cachorros de rua de raça e bem tratados, lindos, cada São Bernardo e Labrador que dava vontade de levar pra casa.

Restaurante bem estiloso e badalado!
Restaurante lá também tem muito, e como falei, todo trabalhado no estilo barro a luz de velas com detalhes de madeira, muito chique, jantei em um bem badaladinho lá, não em lembro o nome mas fizemos a festa lá, começando com um vinho chamado "Casilleiro del Diablo" muito bom diga-se de passagem, depois restaram algumas taças quebradas. Logo nos sentamos na mesa de uns meninos da Nova Zelândia, daí vieram umas Chilenas, e depois uns Brasileiros e logo uns Franceses, no fim a festa tava garantido, muita tequila e as Chilenas ricas acabaram pagando a conta no final!

Valle de la Luna - San Pedro de Atacama
Ahh mas também não vale cruzar o continente, ir para o Atacama e não ver o Deserto do Atacama e seus vales.
Pertinho de San Pedro está o "Valle de la Luna" muito bonito também, na cidade é possível alugar bicicletas e pranchas de Sandboard e ir pedalando até o vale, ou pagar pra ir de carro, subindo o vale é possível ter uma visão panorâmica e privilegiada de todo o vale.
San Pedro foi com certeza um dos melhores e tranquilos locais que visitei nessas aventuras, de lá eu peguei um ônibus para um novo e espetacular destino, mas essa... bom, essa já é uma outra história!











Veja Também:

3 comentários:

Diel Nascimento disse...

um dia faço uma viagem dessas \o/

felipe leon disse...

Tenho bastante vontade de conhecer o Chile ...
http://fleonandthecity.blogspot.com/

Alan Holanda disse...

seguindo
espero que siga-me de volta
provasetrapacas.blogspot.com