terça-feira, 11 de outubro de 2011

Infância dos anos 80 e 90

Se você tem menos de 17 anos, nem leia esse post porque ele não foi destinado pra você que tão pouco entenderá!

Dia 12 é comemorado o dia das crianças, e admito que atualmente a data perdeu muito a força, sou de 90 e na minha época era levado a sério.
Quem era criança entre 1980 a 2000 acho que viveu uma das melhores épocas da história, que quem nasceu depois disso não pode nem se quer dar opinião, pois não leva consigo aquele sentimento de alegria que o tempo proporcionava.

Assistir todas as manhãs Bom Dia e Cia com Eliana, Angelica, Xuxa Park, ver desenhos únicos como Cavalo de Fogo, Fantástico mundo de Bob, Carmen Sandiego, Dragon Ball, Caverna do Dragão e Nossa Turma, ficar grudado na Tv para ver séries marcantes como Punky a levada da Breka ou Blossom não tem preço.
As crianças de hoje sofrem um tipo de lavagem cerebral, são vidradas em Ben 10, Bob Esponja, Meninas Super Poderosas, Hanna Montanna que ao meu ver foi o que acabou com a programação infantil.. nem Lonney Tunes que salvava algumas programações não passa mais.
Queria que por somente 1 dia fosse passado a programação antiga!

Ah nessa época era tão bom, época que ficavamos na rua jogando bola até tarde e não precisavamos nos preocupar com assaltos, estupros e violência, época em que assitiamos Tv Colosso o dia inteiro ao invés de ficar na internet, que brincavamos com tazos, tamagoshis e pirocopteros.

Bons tempos que não voltam, por isso ai vai as aberturas dos principais programas da época para refrescar a memória.

CAVALO DE FOGO
 Quem não se lembra desse desenho animado, era um clássico, Cavalo de Fogo ou Wild Fire no titulo original foi produzido por Hanna Barbera, o mesmo produtor de Scooby Doo e Os Flinstones. A série é de 1986 e contava a história de um Cavalo falante que resgatou uma menina chamada Sara que era princesa e com ajuda de seu cavalo atravessava um portal dimensional para combater as maldades da bruxa Diabolyn.

NOSSA TURMA
 Nossa Turma ou Gangue do Barulho é um desenho da década de 80, no Brasil foi exibido pelo SBT, como a maioria dos desenhos animados. É contado a história de 12 animais pré adolescentes que se metiam em muitas aventuras. A série teve 14 episódios, mas no Brasil apenas 13 foram exibidos.

DIGIMON
 Avançando um pouco mais a linha do tempo chegamos no ano de 1999 aonde um desenho também marcou a infância de muitos e veio para competir com Pokémon que na época era febre. Digimon conta a história de 8 crianças que são levados para um mundo digital e lá conhecem monstrinhos chamados de Digimons que podem mudar de forma e os ajudam contra as forças do mal. Essa era abertura exibida pela Globo na época, e a Angelica aparece dançando que nem uma retardada.



POKÉMON
 E falando em Pokémon não podia deixar de colocar, em 1998 esse foi febre mesmo, me lembro de todos os dias as 2 da tarde ir correndo pra Tv pra assistir. Tudo era Pokémon na época, tinha umas garrafas de Guaraná Caçulinha que vinha, eram figurinhas, tazos e mais. Os Pokémons eram nada mais que Digimons só que viviam dentro de uma bolinha e eram usados em torneios de luta. A saga conta a história de Ash um menino que queria se tornar um mestre Pokémon e sai em uma jornada interminavel, literalmente, a série está no ar ainda hoje, já perdeu bastante a credibilidade e Ash ainda não se tornou treinador Pokémon.

EM QUE LUGAR DA TERRA ESTÁ CARMEN SANDIEGO?
 Ess foi um desenho épico da época, tudo começou com um jogo de videogame da década de 80 que gerou o desenho. Tudo começou com o conceito de Carmen Isabela Sandiego criado por ex funcionários da Disney ara o jogo educativo e depois do sucesso veio o desenho animado em 1995. Contava a história de Ive e Zack, dois jovens detetives que perseguiam a super ladra Carmen Sandiego pelo mundo. Eu adorava, era uma super história que daria uma ótima adaptação para o cinema.

MEGAMAN
 Também vindo de um jogo, em 1995 Megaman ganhou seu próprio desenho animado, estreiando no Brasil em 1998. conta a história de Hikari Netto um jovem que vivia no futuro aonde todos usavam uma espécie de chip que lhes dava algum tipo de habilidade, para se defender Hikari podia copiar a habilidade de outra pessoa através do chip.

TV COLOSSO
 Esse é um clássico brasileiro, quem não assitia Tv Colosso na Globo pelas manhãs?? A série é de 1993 e substituiu o Xou da Xuxa. Tv Colosso simulava uma rede de televisão operado por cachorros que eram representados por bonecos. Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em distonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa.

BLOSSOM
 Blossom foi uma série criada em 1991 que teve 5 temporadas e acabou em 1995, era destinada ao público adolescente da época e contava a história de uma garota que passava por problemas adolescentes. Ela mora com seu pai e 2 irmãos e tem uma melhor amiga chamada Six. O seriado fala de problemas familiares, bebida, sexo e drogas, mas não como hoje em dia.

PUNKY A LEVADA DA BREKA
 Punky foi um seriado de 1984 sendo um sucesso tanto nos EUA como no Brasil aonde foi transmitido pelo SBT. Punky foi abandonada por seus pais e acaba indo morar com Arthur um desconhecido que a abrigou e lhe ensinou muitas coisas, ela também faz bastante amigos como Margot e  Anderson.

O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY
 Bobby também foi marcante, lançado em 1990 conquistou muitas crianças com sua grande imaginação fértil. Contava a história de um menino que vivia com os pais e irmãos em sua casa e recebia visitas de seu tio, o garoto tinha uma grande imaginação e tudo virava história para ele.

POWER RANGERS
video Power Rangers é uma franquia de séries de televisão infantil estadunidense iniciada em 1993 pela Saban Entertainment e no ar até hoje, adaptando as séries japonesas da franquia dos Super Sentais para o mercado norte-americano. Power Rangers conta a história de 6 adolescentes que recebem poderes para lutar contra o mal.

URSINHOS CARINHOSOS
video O desenho conta a história de uma família de ursos carinhosos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos, e protegem a Terra das sombras do mal e do Coração Gelado, que tenta a todo custo acabar com o amor. Embora o nome seja Ursinhos Carinhosos, a família conta com animais diferentes, havendo então a diferenciação entre ursinhos carinhosos( que são ursos coloridos) e os primos dos ursinhos (que são outros animais, como macaco, carneiro, coelho, pinguim, guaxinim...)

X-MEN
 Ah, esse era um dos meus favoritos, a serie animada dos X-Men. Foi criado em 1992 e exibido pela FOX e na época foi um sucesso tremendo, contava a história dos mutantes e seus poderes, eles ajudavam e falavam também sobre racismo, intolerância e religião. A série teve 5 temporadas e foi encerrada em 2007.


Ufaa.. acho que já foi bastante né... houve outros também importantes como Jaspion, ThunderCats, Scooby Doo.. mas se eu for falar ficaria um bom tempo aqui escrevendo.. nos resta agora lembrar e torcer para que algum dia as crianças de hoje sejam como as de ontem!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, eu tenho 13 anos e conheço tudo que você descreveu aqui,ja tive tamagoshis, tazos e pirocoptero, ja fui doida com esses desenhos animados e sou do ano de 1998. Foi ridículo essa coisa de "você não entenderá", pois eu entendi.

Anônimo disse...

se vc é de 98, deveria saber q muitos desses desenhos e produtos foram desvinculados antes desse ano ;)